quarta-feira, 16 de julho de 2008

UFG: Imoral, Anti-ética e Anti-científica.

"Pergunte para os vivisseccionistas por quê eles experimentam em animais e eles responderão: "Porque os animais são como nós". Pergunte aos vivissecccionistas por quê é moralmente 'OK' experimentar em animais e eles responderão: "Porque animais não são como nós". A Experimentação animal apoia-se em contradição de lógica." - Professor Charles R.Magel (1920)

Contextualizando:
No dia 14 de junho de 2008, defensores de animais de Goiânia conseguiram adentrar no recinto da faculdade de medicina da UFG, campus I, na área do canil, e foram tiradas fotos de animais em estado lastimável, animais comendo uns aos outros, animais cheios de sarnas, agonizando, tudo isso após serem submetidos à cirurgia de vivisseção.





Transgredindo a Lei 9605/98 Art. 32 em vários aspectos.
A Lei diz: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.



Primeiro podemos perceber nas fotos o estado lastimável no qual os animais se encontram. E ainda no inciso I da lei, podemos observar que a vivissecção é proibida quando há alternativas.
(Destacando, portanto, que não concordo com as leis existentes. Todas elas querem promover o bem-estar animal, são totalmente especistas para mim. Mesmo quando não houver alternativa não há justificativa moral para se utilizar animais não-humanos em pesquisas. Assim como sou contra a utilização de humanos, o que ocorreu na época do nazismo, onde os judeus eram utilizados como cobaias. Mas por enquanto, podemos recorrer a esta lei porque já há métodos substitutivos a todos os experimentos realizados com animais).

Animais são seres sencientes, não importando, portanto, que dêem anestesia antes do procedimento e animal não vá sentir dor. O que importa é que o direito a vida desses animais é violado e que os seus interesses não estão sendo respeitados.

Nos 50 anos de existência do curso de medicina da UFG, tem-se utilizados animais como cobaias em aulas e experimentos científicos. Essa técnica retrograda e ineficiente já foi abolida em muitas universidades, as melhores universidades do mundo não utilizam mais animais. Aqui no Brasil, universidades bastante conceituadas como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mais recentemente a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), deixaram de utilizar animais em aulas práticas. A USP (Universidade de São Paulo) tem reduzido o número de animais utilizados em aulas práticas por meio de por meio de vídeo-aula.
Essas informações podem ser verificadas no linK:

Na internet há disponíveis alguns vídeos de simuladores de treinamento cirúrgicos. Podem ser visualizados em:

O diretor da Faculdade de Medicina, Heitor Rosa, sentindo-se atacado pelos antivivisseccionistas escreveu um texto sobre a necessidade do uso de animais para o avanço da ciência, que pode ser visualizado na integra no meu blog: http://libertacaoanimalbrasil.blogspot.com/2008/07/por-que-os-animais-so-necessrios-cincia.html

Lá também encontraram um texto escrito por Pietro Croce (Anátomo-patologista, Livre-docente da Universidade de Milão), intitulado “Experimentação Animal - Por que médicos antivivisseccionistas?”, disponível em: http://libertacaoanimalbrasil.blogspot.com/2008/07/experimentao-animal-por-que-mdicos.html

Ativistas pelos direitos animais de todo Mundo, uni-vos!

Peço por gentileza, que todos enviem e-mail’s de repúdio a vivissecção aos endereços listados abaixo, escrevam que alternativas existem a todas as práticas cirúrgicas, e exemplos de universidades que não utilizam mais animais em aulas práticas.

156@goiania.go.gov.br; cme@educacao.goiania.go.gov.br; gabinete@mp.go.gov.br; 16promotoria@mp.go.gov.br; 4camara@pgr.mpf.gov.br; carlosvilhena@prr1.mpf.gov.br; 3procuradoria@mp.go.gov.br; 5procuradoria@mp.go.gov.br; 7procuradoria@mp.go.gov.br; 9procuradoria@mp.go.gov.br; 10procuradoria@mp.go.gov.br; 11procuradoria@mp.go.gov.br; 12procuradoria@mp.go.gov.br; 14procuradoria@mp.go.gov.br; 15procuradoria@mp.go.gov.br; 17procuradoria@mp.go.gov.br; 18procuradoria@mp.go.gov.br; 19procuradoria@mp.go.gov.br; 20procuradoria@mp.go.gov.br; 21procuradoria@mp.go.gov.br; 23procuradoria@mp.go.gov.br; 24procuradoria@mp.go.gov.br; 27procuradoria@mp.go.gov.br; 28procuradoria@mp.go.gov.br; csmp@mp.go.gov.br; fale@dm.com.br; leitor@jornalopopular.com.br; argumento@jornalargumento.com.br; hojenoticia@hojenotica.com.br; bordoni@oestadodegoiais.com.br; contato@jornalgoyaz.com.br; corregedoria@mp.go.gov.br


Pela abolição da exploração animal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário