sábado, 28 de setembro de 2013

Soja, de novo?

Quando me tornei vegetariano imediatamente me apeguei a soja, foi quase um amor platônico por um grão. Infelizmente passei muito tempo, como eu falava para meus amigos “comendo isopor”. Até que um dia conheci o pessoal do Loving Hut, uma galera bacana que estava abrindo um restaurante em Goiânia e que estavam com a proposta de ajudar as pessoas com pouca prática na cozinha. Bingo! Era o que eu precisava, sempre gostei de cozinhar, mas a bendita da soja ainda era um grande problema pra mim. O tempo foi passando a amizade foi rendendo boas parcerias e no fim aprendi a fazer a soja de forma que não ficasse um isopor quente e que em breve colocarei aqui um texto explicando algumas maneiras de fazer, todas já testadas e cada para uma finalidade, até lá, vamos ao dilema do uso diário da soja. Em poucas palavras: enjoa e dá trabalho, soja todo dia é complicado e ao longo das experiências na cozinha e cursos com diversos professores fantásticos comecei a arriscar, e agora vou deixar algumas dicas de como “substituir” a soja de forma que não ira fazer falta e ficará tão ou mais gostoso.
Abobrinha abobrinha Esta maravilha além de ser barata é fácil de encontrar e de preparar, e por si só já serve como prato principal ou acompanhamento. Abaixo coloquei foto de alguns pratos que já fiz utilizando abobrinha: 
IMG_2287
IMG_2667
Gateau de abobrinha, berinjela e tofu marinado
Ratatouille
Brócolis
Brócolis
Eu, gosto muito de usar o brócolis em tudo, é gostoso, barato, e fica ótimo utilizar o talo em feijoadas além de que se bem picado serve até de recheio para salgados. Abaixo dois salgados que fiz utilizando o brócolis:
IMG_2753 IMG_1567
Empadão Goiâno
Rolinho primavera

Abóbora Moranga
Abobora moranga
Pra mim uma das mais gostosas opções na hora de substituir a soja, além de que a abóbora moranga também serve para fazer diversos pratos “requintados”:
Nhoque de abóbora com rúcula e brócolis IMG_2228
Nhoque de abóbora com rúcula e brócolis
Bobó de soja na abóbora moranga
Bom esses são alguns dos “substitutos” que gosto de usar para variar o uso da soja e também para testar receitas. Em breve todas as receitas dos pratos mostrados acima estarão disponíveis aqui e mais dicas também.

Espero que tenha ajudado. Abraços!.





Nenhum comentário:

Postar um comentário