sábado, 24 de março de 2012

Política Pública de Saúde do CCZ Goiânia

Por Fabíola Ribeiro Duarte 
           
Política Pública de Saúde – Centro de Controle de Zoonoses

O que é Zoonoses?
Zoonoses são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias.” (Wikipédia – A enciclopédia livre)1

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é uma política pública de saúde que visa proteger a população das doenças que são transmitidas pelos animais domésticos perambulantes nas ruas. É um caso de saúde pública, pois se tornam foco e transmissores de diversas doenças, incluindo “raiva, lehismaniose,febre amarela, brucelose, febre maculosa, toxoplasmose, leptospirose,  Larva Migrans Cutânea e Visceral, tuberculose e Influenza Aviária.” 2

A Organização Mundial de Saúde recomenda como medida de saúde pública a castração de animais de rua como medida de controle e prevenção de doenças. A justificativa a este orientação é que a castração em massa de animais, faz com que a médio e longo prazo estes animais diminuam, facilitando assim seu controle.

- CCZ de Goiânia: Um recorte

Em visita ao CCZ conversei com o diretor Geraldo Rosa, perguntei sobre leis e práticas adotadas na cidade.
O mesmo me explicou dentre outras coisas, que não estão fazendo mais captura de animais de forma aleatória, como se fazia antes em Goiânia e entorno, agora a carrocinha (assim chamado o veículo de captura de animais) só sai às ruas quando são acionados.  O mesmo disse que é muito comum além de serem acionados para capturar animais doentes, também para recolher crias indesejáveis de animais que possuem um responsável e quando o animal está velho.
O mesmo disse que foi lançada há alguns anos um projeto chamado “Posse Responsável” com o slogan “Quem ama seu animal, cuida!”, onde se distribuem uma cartilha com os dez mandamentos da posse responsável e informa que o Departamento de Controle de Zoonoses dispõe de animais para serem adotados. Essas cartilhas, segundo o diretor, são distribuídas em escolas e eventos do CCZ.
Indagado sobre o a recomendação da OMS de castração para solução do problema de animais errantes e conseqüentemente o controle das Zoonoses, o Dr. Geraldo Rosa nos disse que não é o principal eles tem apenas um projeto de quando terminar a reforma que está sendo realizado no CCZ, doar os animais já castrados. Porém não quis falar mais sobre isso.
Me acompanhou em uma visita ao local: os animais que estão para adoção, cães e gatos, os cachorros doentes que serão sacrificados em breve, a sala de eutanásia e a ala dos eqüinos.

- Outra Realidade:

Algumas cidades brasileiras já agem conforme a orientação da OMS quanto à castração.
Praia Grande/SP 3
Em Praia Grande, São Paulo o CCZ foi reformulado, desde que Dr. Ozório Gonçalves assumiu a diretoria do CCZ tudo mudou. Os animais recolhidos nas ruas são levados ao CCZ, e lá uma equipe cuida do animal, castra e disponibiliza a adoção. Além da castração de todos os animais que passam pelo CCZ, Dr. Ozório e sua equipe fazem mutirão em bairros mais pobres, lá improvisa qualquer sala vazia e monta seu “centro cirúrgico” fazendo a castração totalmente gratuita naquela região. Isso tudo Dr. Ozório conseguiu com o apoio das Organizações Não-Governamentais (ONG) de proteção animal locais, os voluntários das ONG’s ajudam nesses mutirões e tem voto nas decisões do CCZ. Em curto prazo houve diminuição de animais nas ruas até que hoje não se vê mais, há fila de pessoas interessadas em adotar animais domésticos da região. 
Conforme o Dr. Ozório há sugestões de baixo custo, como: organizar uma equipe de veterinários e ir aos bairros de periferia, onde se costuma encontrar mais animais errantes nas ruas, e conseguir uma sala ou casa em cada bairro, onde se fará castração em massa naquele local em dia previamente marcado.
        
­­­­­­­­­­­­­­­­­­


Fonte: Wikipédia – acessada dia 08 de novembro de 2011.
2 Informação retirada do site co CRMV, http://www.zoonoses.org.br/zoonoses  - acessado dia 08 de novembro de 2011.
Comunicação oral com Dr. Ozório Gonçalves Júnior, Diretor do Centro de Zoonoses de Praia Grande (SP), proferida em um evento organizado pela Associação Protetora e Amiga dos Animais (ASPAAN) no auditório do Oitis Hotel dia 20 de Dezembro de 2007.
 _____________________________

Ps.: Este é um resumo do trabalho feito para matéria de Políticas Sociais no Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, ano 2011. As entrevistas citadas com o Diretor do CCZ, Geraldo Rosa, foram feitas em 2007 e 2008.

______________________________

Alguns esclarecimentos:

Este trabalho tem como premissa que a sociedade é especista. Tenho visto por anos de militância que o discurso baseado em ética e respeito aos animais tem sido em vão, as pessoas nem reconhecem que o especismo existe. Principalmente ao dialogar com governantes o que é levado em conta é a justificativa do que seria melhor para sociedade (humanos). Cachorro, gato, galinha, papagaio não votam. Mas protetores e o restante da sociedade sim.

O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão da Secretaria de Saúde, por isso o discurso baseado no perigo das zoonoses para a população é de extrema importância. A castração entra como a melhor forma de solucionar o problema segundo a Organização Mundial de Saúde, visto que a eutanásia apenas protela o problema. Não deu tempo de mostrar neste trabalho, mas a castração também se torna bem menos onerosa para os cofres públicos a médio e longo prazo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário