sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jornal Diário da Manhã – GO traz materia sobre vegetarianismo na infância

Leonardo Mendel / com a participação de Jéssica Meireles

O Diario da Manhã, um dos maiores jornais do estado de Goiás, publicou em sua edição do dia 20 de julho uma matéria sobre a dieta vegetariana. Ocupando uma página inteira do caderno DmRevista, o foco foi baseado no livro “Alimentação Vegetariana para Bebês e Crianças”, (já comentado em outros portais de direitos dos animais como o site da ANDA) da autora portuguesa Gabriela Oliveira, mãe de três filhos de 11 anos, 5 anos e 7 meses, todos vegetarianos.

Dedicada aos pais que estão pela busca de uma ótima saúde para seus filhos, mas têm medo de que a dieta vegetariana atrapalhe o crescimento e desenvolvimento deles, a reportagem traz muitas informações nutricionais e cita um capítulo do livro que fala especialmente dos cuidados da gestante vegetariana e da introdução de alimentos de acordo com a faixa etária da criança, acabando com mitos e dúvidas, como o da proteÍna por exemplo.

Ao contrário de outras reportagens, a matéria da jornalista Taynara Borges coloca de forma natural e clara a possibilidade de adotar o vegetarianismo desde os primeiros anos de vida, com atenção e cuidados que devem (ou deveriam) ser dispensados a alimentação de toda criança.

Apesar de todos esses aspectos positivos, a matéria não relaciona a adoção da dieta vegetariana com o respeito aos animais e ao meio ambiente. Ademais, recria o estereotipo “vegetariano obcecado pela saúde”. Mas presenciamos nessa reportagem uma “evolução” quando o assunto é “o vegetarianismo na mídia”.

Para ver a reportagem clique aqui e acesse a secção “DMRevista” no menu do lado esquerdo ou acesse a página 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário